Mensagem do Presidente

Os momentos que hoje vivemos são o reflexo das mutações científicas e tecnológicas que a Sociedade do Conhecimento tem provocado em todos os territórios que ambicionam o progresso, o desenvolvimento e a qualidade de vida das suas populações.

Com base nestes pressupostos, surgiu a Associação de Investigação Científica do Atlântico (AICA) em Dezembro de 2007, com o intuito de promover o desenvolvimento da investigação nas diversas áreas do conhecimento, sendo por isso, transversal a todas as Ciências.

Presidente da AICA

Pretendemos ser pró-activos no tocante a esta actividade nobre, que é investigar, e ajudar a resolver problemas estruturais, científicos e tecnológicos, que ainda prevalecem nas sociedades da Macaronésia - Açores, Canárias, Cabo Verde e Madeira. Pois, os nossos objectos de estudo abrangem os territórios dos quatro arquipélagos atlânticos. Como propósito, adoptamos a implementação e o desenvolvimento de projectos científicos em conjunto.


Vamos também realizar programas conjuntos de investigação com outras instituições, nomeadamente universidades, bem como iremos difundir o conhecimento através de uma política editorial que privilegie a publicação de monografias, artigos científicos e projectos de investigação e ainda uma revista científica anual, designada por AICA.


É nossa intenção promover, concomitantemente, formação avançada, em parceria com instituições de Ensino Superior, bem como prestar apoio técnico-científico, sempre que o mesmo nos seja solicitado.


Apesar da Associação, neste momento, agregar já à volta de 100 sócios, esperamos aumentar este número. As portas da instituição estão sempre abertas a todos aqueles que, à luz dos Estatutos, se predisponham a colaborar com a AICA na realização de projectos de investigação.


Manifestamos desde já todo o nosso agradecimento aos que possam disponibilizar os seus preciosos contributos, aderindo à materialização da missão e visão da Associação.


Bem hajam!

 

Março de 2008
O Presidente da Direcção
João Manuel de Lemos Baptista