Plano de Actividades para 2009 - Organizar o Jantar/Convívio do 1º Aniversário da AICA.
- Preparação e publicação de um DVD sobre os 2 dias do Congresso Internacional de Turismo subordinado ao tema “O Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Ilhas”.
- Elaboração e publicação do 1º número da Revista Científica AICA, no primeiro semestre de 2009, onde irão constar as comunicações do Congresso Internacional de Turismo da Madeira, promovido pela Associação em Dezembro de 2008, assim como artigos científicos sobre diversas áreas do conhecimento.
- Promover as diligências necessárias e ajustadas, no sentido de a AICA assumir o estatuto de Instituição de Utilidade Pública.
- Promover o 2º Congresso Internacional, subordinado ao tema “A Educação na União Europeia”, no mês de Setembro.
- Preparar as candidaturas de Cursos e Acções de Formação ao Programa Comunitário RUMOS, de acordo com o Plano de Formação da AICA.
- No domínio da Formação Avançada, é apresentado os seguintes Cursos e Acções de Formação:
- MBA - Epistemologia e Métodos de Investigação em Ciências Sociais
- MBA - Gestão de Recursos Humanos
- Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP)
- Curso de Formação de Formadores
- Acção de Formação: Competências do Professor no Século XXI
- Acção: Sistemas de Informação Geográfica
- Acção: Perturbações do Desenvolvimento
- Acção: Comunicação – Instrumento para a relação interpessoal
- Acção: Organização e Liderança nas Empresas
- A AICA ao promover este conjunto de acções tem como objectivos:
- Contribuir para uma melhoria da qualidade do desempenho dos profissionais na área dos recursos humanos da Administração Pública Regional e do tecido empresarial;
- Dotar os participantes de instrumentos que lhes permitam um desenvolvimento das suas competências mais ajustado às necessidades do mercado de trabalho;
- Desenvolver competências técnicas e transversais durante as várias formações, de modo a enriquecer os conhecimentos dos participantes e prepará-los para as novas exigências e desafios do mundo laboral.
- Em termos de projectos de investigação, a AICA é parceiro das Canárias e Açores (Programa MAC), no projecto “Cooperacion y Sinergias para la reducción de los gases efectos Invernadero en la Region Macaronésica”, sendo Canárias o chefe de fila, através da Agencia Canaria de Desarrollo Sostenible y Lucha contra el Cambio Climático e o sócio nº 2 a Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma dos Açores.
É um sistema on-line de certificação e educação ambiental, em termos de consumo e balanço de emissões de CO2, dirigido a cidadãos, centros educativos, pequenas e médias empresas, Administração Pública, etc. Com este projecto pretende-se promover a acção imediata frente às alterações climáticas, em todos os sectores da sociedade, sensibilizando as pessoas e organizações sobre a sua responsabilidade na destruição do planeta. - AICA irá preparar alguns projectos de investigação e candidatar ao Programa INTERVIR +, caso do Projecto Avaliação do Impacto Económico do Turismo na RAM, bem como na área do Turismo de Saúde, do Património Biogeológico, do Ambiente e das Energias Renováveis, entre outros.
- Quanto ao financiamento das acções e projectos que a AICA irá promover, são de diversa natureza. Programa Rumos, Programa Intervir +, CITMA, participação dos formandos com o pagamento de inscrições, matrículas e propinas, entre outras fontes de financiamentos.
- Tentar espaços físicos para a Sede da AICA, no Concelho do Funchal.
- Celebrar vários protocolos com instituições que beneficiem os sócios, a nível dos serviços de Saúde, Seguros, Bancos, entre outros.
- Continuar a dinamizar conferências nas Escolas da RAM sobre temáticas a definir pelas escolas, visando um maior crescimento e desenvolvimento intelectual dos jovens.
- Cooperar com outras entidades de investigação externas, principalmente nos outros arquipélagos da Macaronésia, visando a realização de projectos de investigação ou estudos conjuntos.
- Participação de elementos da AICA em Seminários, Conferências ou Congresso, ou outros eventos que ocorram na Região ou no exterior, nomeadamente nos outros territórios insulares.
- Cooperar com entidades empresariais da RAM, visando a melhoria dos seus quadros em termos de formação ou na resolução de problemas estruturais.
- Promover encontros de reflexão nos vários concelhos sobre diversas temáticas, sempre que a AICA for solicitada.
- No desenvolvimento dos projectos de investigação, recorrer aos licenciados que se encontram inscritos no desemprego, minimizando as dificuldades deste grupo de recursos humanos.
- Manter o nosso site actualizado, criando um espaço para a divulgação das acções de formação da Associação, bem como dos trabalhos de investigação.
O Presidente da Direcção da AICA (João Manuel de Lemos Baptista)
|