Plano de Actividades para 2011

Plano de Actividades para 2011

  1. Lançamento do nº 2 da Revista AICA.
  2. Elaboração e publicação do 3º número da Revista de Divulgação Científica AICA, para lançar entre Setembro/Novembro.
  3. Entrega dos certificados aos alunos da Pós-graduação em Epistemologia e Métodos de Investigação em Ciências Sociais e Humanas.
  4. Promover cursos de especialização de curta duração, cujo pagamento será efectuado pelos formandos, nomeadamente, Análise Estatística com SPSS, entre outros.
  5. Promover uma conferência na área da Educação, dirigida aos professores, sendo orador o Prof. Doutor Leandro de Almeida, Presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
  6. Continuar os contactos com as entidades oficiais, no sentido de obtermos espaços físicos para a nova Sede da AICA, no Concelho do Funchal.
  7. Iniciar o Mestrado em Educação e Saúde, em parceria com a Universidade do Minho, mais concretamente com o Instituto de Educação, se obtivermos o número solicitado pelo Instituto (35 alunos).
  8. Continuar a dinamizar conferências nas Escolas da RAM sobre temáticas a definir pelas escolas, visando um maior crescimento e desenvolvimento intelectual dos jovens.
  9. Apresentar nova candidatura ao Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR) sobre o projecto “Impacte Económico do Turismo na Região Autónoma da Madeira – Acção para a Definição de uma Estratégia de Desenvolvimento Sustentável do Turismo”.
  10. Cooperar com outras entidades de investigação externas, principalmente nos outros arquipélagos da Macaronésia, visando a realização de projectos de investigação ou estudos conjuntos.
  11. Participação de elementos dos vários Órgãos da AICA em conferências, ou outros eventos que ocorram na Região ou no exterior, nomeadamente nos outros territórios insulares da Macaronésia.
  12. Promover a conferência “Marketing Cultural”, tendo como oradora a Dra. Sofia Santos, técnica superior do Arquivo Regional, destinada às guias, agências de viagens, alunos dos cursos de turismo, de diversas instituições, entre outros.
  13. Cooperar com entidades empresariais da RAM, visando a melhoria dos seus quadros em termos de formação ou na resolução de alguns problemas estruturais.
  14. Promover alguns eventos nos vários concelhos sobre diversas temáticas, sempre que a instituição AICA for solicitada para o efeito.
  15. Na materialização dos projectos de investigação, a AICA irá recorrer em primeiro lugar, aos licenciados que se encontram inscritos no desemprego.
  16. Promover o seminário “A Importância das Florestas para a melhoria da Qualidade de Vida das Populações” , integrado no Ano Internacional das Florestas, promovido pela UNESCO, em parceria com outra instituição.
  17. Manter o nosso site actualizado, criando uma “Janela” para a investigação (artigos e trabalhos de investigação)
  18. Elaboração de novos projectos de investigação nas diversas áreas do conhecimento e candidatura aos vários programas comunitários.

O Presidente da Direcção da AICA
(João Manuel de Lemos Baptista)