Plano de Atividades para 2014

Plano de Atividades para 2014

  1. A investigação científica: desenvolvimento de investigação científica capaz de responder às solicitações das instituições e comunidades que integram o espaço da Macaronésia, bem como dos projetos de investigação e ações de formação avançada.
  2. A formação de investigadores: dar continuidade ao recrutamento de jovens investigadores na prática da investigação científica, integrados em projetos de investigação e sob a orientação de alguns membros do Conselho Científico ou de outros Professores e Investigadores Doutorados que estejam predispostos a colaborar na concretização deste objetivo da Associação.
  3. Uma linha editorial:a continuar a editar a Revista de Divulgação Científica AICA online, onde serão publicados trabalhos de investigação de colaboradores, oriundos de vários países do mundo e de outras atividades científicas da Associação, nomeadamente projetos de investigação promovidos pela Associação, assim como artigos elaborados pelos sócios ou por investigadores externos.
  4. O debate científico sobre as várias temáticas do conhecimento: organizar alguns eventos, desde Conferências, Seminários a Colóquios, de âmbito regional, nacional e internacional, sobre diversas temáticas, correspondentes às prioridades definidas pela Associação e outras de atualidade e interesse, com relevância para as comunidades insulares da Macaronésia, em especial a madeirense.

De acordo com estas prioridades, o Plano de Atividades da Associação de Investigação Científica do Atlântico assentará no seguinte:

  1. Projetos de Investigação que sejam relevantes para os arquipélagos da Macaronésia, dando prioridade às áreas da biotecnologia, energias renováveis, turismo, ordenamento do território, ambiente, saúde, património, educação, saúde, entre outras, bem como a elaboração de projetos de investigação que tenham como objetivos resolver problemas estruturais e socioeconómicos existentes nas regiões da Macaronésia, nos vários domínios do conhecimento científico e tecnológico.
    Neste sentido, iremos dinamizar o projeto ALGABIOMAC com os parceiros, Instituto Tecnológico de Canárias (ITC), Gran Canaria; Fundación Canaria del Instituto Canario de Investigación del Cáncer (FICIC),Tenerife; Câmara Municipal do Maio, Cabo Verde e a Associação de Investigação Científica do Atlântico (AICA), Madeira, entre o ano 2014/2015.
  2. Projetos de Formação Avançada que sejam aprovados pela Direção/Conselho Científico e com apoio financeiro assegurado, pelos sócios ou pela União Europeia, indo ao encontro das reais necessidades da comunidade em geral e das instituições públicas ou privadas em particular.
  3. Continuar a realizar conferências nas Escolas ou noutras instituições da RAM, de acordo com a natureza das solicitações, de forma gratuita.
  4. Promover formação ao corpo docente da Região Autónoma da Madeira, de acordo com o protocolo assinado entre a Secretaria de Educação e Recursos Humanos e a AICA.
  5. Manter a celebração de protocolos com outras instituições, a nível público e privado, visando uma maior cooperação na resolução de problemas relacionados com a formação ou com a investigação científica.
  6. Prestar apoio às instituições públicas ou privadas, sempre que a AICA for convidada, respeitando os Estatutos da Associação.
  7. Participar em eventos internacionais relacionados com a investigação de per si ou a nível de temáticas relacionadas com os objetivos da AICA.
  8. Tentar um espaço físico para a sede da AICA.
  9. Elaborar o nº 6 da Revista de Divulgação Científica AICA durante o ano e publicar em Dezembro de 2014, no site da Associação.
  10. Anexar a Revista de Divulgação Científica AICA a outras revistas internacionais.
  11. Continuar a promover Cursos de Formação Avançada para os sócios da AICA e para outros quadros profissionais que estejam interessados.
  12. Continuar o Ciclo de Conferências iniciado em 2012 sobre várias temáticas do conhecimento, de forma gratuita e dando oportunidade aos sócios para exporem os seus projetos de investigação à comunidade madeirense em geral.
  13. Criar um fórum na Madeira entre as várias instituições que promovem a investigação e o conhecimento, determinando uma área específica a abordar em cada ano.
  14. Manter o site da AICA sempre atualizado e torná-lo mais apelativo.
  15. Promover o Jantar de Natal/Aniversário da AICA para todos os sócios.
  16. Promover conferências de imprensa sempre que for necessário e pertinente.
  17. Angariar mais sócios para a Associação, visando uma maior diversidade do conhecimento e obtenção de apoios financeiros para a instituição.
  18. A nível da formação avançada, a direção continuará a promover vários cursos, nomeadamente: Análise Estatística com IBM SPSS Statistics e Google Hearth na sala de aula. Irá também dinamizar a ação “A relação pedagógica e a indisciplina na sala de aula: como prevenir e controlar”.

Plano de Atividades aprovado na Assembleia-geral de 13 de dezembro de 2013

O Presidente da Direção
(João Lemos Baptista)