Plano de Atividades para o Quadriénio 2012/2016

Linhas gerais do Plano de Atividades para o Quadriénio 2012/2016

 
A investigação científica: desenvolvimento de investigação científica capaz de responder às solicitações das instituições e comunidades que integram o espaço da Macaronésia, bem como dos projetos de investigação e ações de formação avançada que os vários investigadores desenvolvam de acordo com os estatutos da AICA.

 

A formação de investigadores: dar continuidade ao recrutamento de jovens investigadores na prática da investigação científica, integrados em projetos de investigação e sob a orientação de alguns membros do Conselho Científico ou de outros Professores e Investigadores Doutorados que estejam predispostos a colaborar na concretização deste objetivo da Associação, bem como na formação de novos investigadores.

 

Uma linha editorial: continuar a editar a Revista de Divulgação Científica AICA, onde serão publicados trabalhos de investigação de colaboradores, oriundos de vários países do mundo e de outras atividades científicas da Associação, nomeadamente os resultados de projetos de investigação promovidas pela Associação.

 

O debate científico sobre as várias temáticas do conhecimento: promover e organizar alguns eventos, desde Conferências, Seminários aos Colóquios, de âmbito regional, nacional e internacional, sobre diversas temáticas correspondentes às prioridades definidas pela Associação e outras de atualidade e interesse, com relevância para as comunidades insulares da Macaronésia, em especial a madeirense.

 

De acordo com estas prioridades, o plano de atividades da Associação de Investigação Científica do Atlântico desenvolve-se em:

 

A) Projetos de Investigação que sejam relevantes para os 4 arquipélagos da Macaronésia, dando prioridade às áreas do Turismo, do Ordenamento do Território, do Ambiente, da Saúde, do Património Natural ou Construído, bem como a elaboração de projetos de investigação que tenham como objetivos resolver problemas estruturais e socioeconómicos existentes nas regiões da Macaronésia, nos vários domínios do conhecimento científico e tecnológico.

B) Projetos de Formação Avançada que sejam aprovados pela direção e com apoio financeiro assegurado, pelos sócios ou pela União Europeia, indo de encontro às reais necessidades da comunidade em geral e das instituições públicas ou privadas em particular.

 

C) Continuar a realizar conferências nas Escolas ou noutras instituições da RAM, de acordo com a natureza das solicitações.

 

D) Continuar a promover conferências nos vários concelhos da RAM de acordo com as temáticas a definir entre as Câmaras ou outras instituições e a própria Associação.

 

E) Manter a celebração de protocolos com outras instituições, a nível público e privado, visando uma maior cooperação na resolução de problemas relacionados com a formação ou com a investigação científica.

 

F) Prestar apoio às instituições públicas ou privadas, sempre que a AICA for convidada, respeitando os Estatutos da Associação.

 

G) Participar em eventos internacionais relacionados com a investigação de per si ou a nível de temáticas relacionadas com os objetivos da AICA.

 

H) Tentar um espaço físico para a sede da AICA.

 

I) Continuar com a Revista de Divulgação Científica AICA neste mandato.

 

J) Anexar a Revista de Divulgação Científica AICA a outras revistas internacionais.

 

L) Promover um Ciclo de Conferências com diversos temas do conhecimento, dirigido aos sócios da AICA e à comunidade em geral.

 

M) Continuar a promover Cursos de Formação Avançada.